Curiosidade

domingo, 19 de setembro de 2010


Todo ano você, eu e todos no mundo comemoram o aniversário, mais um ano de vida (ou menos um), geralmente comemorado com uma festa com amigos e o clássico bolo de aniversário.
Mal sabem alguns que o tal comemoração existe desde o Egito Antigo, há cerca de 3000 a.C.
Bem, tanto os Egipcios quanto os Gregos restringiam as comemorações à Faraós e deuses.

Com o tempo a comemoração foi se espalhando pelos mortais, e já em Roma, o privilégio era concedido ao Imperador, sua família e aos senadores.

Inicialmente, nos primordios do Cristianismo a comemoração do aniversário foi abolida pelas origens pagãs mas no Século 4, a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, Natal.

Com o tempo a o direito de comemoração foi concedido a todos.


As festas tinham como função principal, espantar os maus espíritos que acompanhavam a pessoa desde o seu nascimento, mas que na época do aniversário, ficavam mais perigosos pondo a pessoa em risco.
O ato de dar presentes também tinha o mesmo propósito.

O Bolo com velas foi um costume herdado dos Gregos, que todo dia 8 ofereciam uma torta com uma vela em cima, simbolizando a lua cheia, para a deusa Artemis.
A Lua Cheia seria a forma como a deusa se expressava.


Curiosidades:


- Acredita-se que os balões foram os primeiros brinquedos das crianças. É claro que os primeiros não eram feitos de plástico, mas de intestinos e tripas de animais mortos, inflados com ar. Eles passaram a figurar nas festas de aniversário como um agrado às crianças.

O que é ser um bom profissional?

É fato que o mercado de trabalho está muito competitivo. As pessoas se preparam cada vez mais para disputar um lugar ao sol. São cursos e mais cursos, especializações, idiomas, MBAs e doutorados. Enfim, as opções aumentam, assim como as disputas. Então, surge aquela velha frase: “Para que você tenha destaque naquilo que faz, tem de ser o melhor!”. Mas o que é ser o melhor? Você já se perguntou por que algumas pessoas, mesmo sendo muito competentes, não conseguem se destacar em seu meio profissional?

A verdade é que, para cada profissional competente, existem milhares de outros igualmente capazes, com formação e bagagem profissionais muito semelhantes. Assim, você pode estar pensando se as pessoas de destaque, normalmente, são as mais criativas. É lógico que a criatividade ajuda, mas também, nesse aspecto, encontramos profissionais com potencialidades equivalentes para os quais, muitas vezes, uma boa idéia apresentada é apenas mais uma boa idéia.
Então, faça o melhor no seu trabalho!