Curiosidade

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Necessidades e Desejos

Quanto é o suficiente? Esta é uma pergunta difícil. Como é que você sabe que já comeu bastante? (Você sente que seu estômago está cheio; embora, mesmo com o estômago bem cheio, muita gente continua comendo.)
Como você sabe que tem bastante roupa? (As pessoas serão variadas: quando o armário está lotado; quando o dinheiro acaba; quando suas roupas são iguais as de todo mundo, etc.)
Algumas pessoas acham que assim que conseguirem aquela roupa nova, ou aquele carro zero, ou aquela coleção de CDs, terão tudo o que querem e ficarão satisfeitos. Mas o que é que acontece? (Continuam querendo mais.)
Vejamos o que a Bíblia diz sobre necessidades e desejos.
Mateus 8.20 -> Jesus tinha uma casa ou um trabalho? (Parece que ele não era proprietário de nenhuma casa. Jesus trabalhou como carpinteiro, mas, aparentemente, não durante os três anos de seu ministério.)
Onde ele conseguia comida e dinheiro? Como ele sobreviveu? (Os Ecangelhos estão repletos de exemplos de pessoas que compartilharam suas casas, sua comida e outros bens com Jesus.)
Será que Deus espera que vivamos exatamente como Jesus viveu, inclusive nas coisas mencionadas neste versículo? (Não necessariamente. Mas ao observarmos a vida simples que Jesus viveu, precisamos nos perguntar se realmente precisamos da maioria das coisas que queremos.)
1 Timótio 6.6-12 -> O que Paulo quis dizer quando falou a Timótio sobre " piedade com contentamento"? (Estar satisfeito em ter um relacionamento com Deus e com as bençãos que ele nos dá.)
É mesmo verdade que nada trouxemos para este mundo e nada levaremos dele? (Não trouxemos e não levaremos nada, a não ser a nossa alma.)
Será que Paulo está sugerindo que todos os crentes devem se contentar apenas em ter alimento e roupa? (Estas coisas exemplificam as necessidades básicas. Paulo quer que estejamos satisfeitos com o que Deus nos tem dado, e não quer que pequemos por desejar mais, ou sejamos tentados pela ganância, ou finquemos com raiva de Deus porque não temos mais coisas.)
Em que tipos de tentações e armadilhas as pessoas caem quando estão atrás de riquezas? (Mentiras e desonestidade, roubo, venda de drogas; "pisar nas pessoas" para conseguir chegar ao topo; negligenciar seu relacionamento com Deus e com os outros porque gastam todo o tempo ganhando dinheiro etc.)
Se de repente todos os seus amigos se contentassem com o que possuem, qual o "grande lucro" que experimentariam? (Não teriam que se preocupar em comprar o tênis mais "caro" do momento e a roupa que está na última moda; não teriam que fazer prestações para comprar aparelho de vídeo, Cds etc.)
*Agradeçam a Deus por tudo o que tem. Agradeçam a Deus pela sua vida que é muito preciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário